Sistemas Familiares
- christiana araripe
- 23 de jun. de 2023
- 3 min de leitura
Questões mal resolvidas e mágoas acumuladas entre parentes, mesmo envolvendo aqueles que já partiram há tempos, podem gerar dor, sofrimento e ruídos nos relacionamentos que atravessam gerações. Para romper esse ciclo penoso, a técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser um recurso benéfico, rápido e eficiente.
A Constelação Familiar é é uma prática considerada terapêutica que ajuda o ser humano a se reconciliar com seus ancestrais e compreender seu papel em meio à família.
A dinâmica pode ser feita em grupo ou individualmente. Durante a sessão são recriadas cenas que envolvam os sentimentos e sensações que o constelado sente sobre sua família.

Bonecos usados na Constelação
Trata-se de uma técnica subjetiva e empírica. Ela foi criada pelo teólogo, filósofo e pesquisador alemão Bert Hellinger, que leva em consideração conceitos energéticos e fenomenológicos
A Constelação Familiar nasceu após a viagem que Bert Hellinger fez à África, em que estudou por mais de 20 anos as relações familiares e desenvolveu a ideia de que todos são parte de um sistema familiar intrínseco, que carrega energia entre gerações, e em que os padrões de comportamento se repetem, ainda que inconscientemente. Essa terapia veio tomando força durante todo o século XX e começo do XXI, e atualmente tem se popularizado muito, sendo utilizada como uma potente ferramenta de autoconhecimento e cura em diversas áreas da nossa vida.

Celma Nunes Villa Verde, referencia de terapeuta de Constelação familiar no Brasil, participou da 1ª turma de Formação da América Latina em 1999, assim como de todos os encontros do Bert Hellinger no Brasil.
Além da vasta experiência de mais de 25 anos de atuação, Celma tem profunda paixão pelo ofício, facilmente percebida em seus atendimentos intensos e transformadores para quem tem a oportunidade de vivenciar.
A terapeuta nos conta sobre sua incrível jornada em entrevista exclusiva a seguir.
Como se tornou terapeuta?
Me formei em terapeuta em 1996 inicialmente com a técnica de Renascimento, e em seguida vieram outras formações, inclusive em Constelação Familiar em 1999 com o próprio Bert Hellinger e outros professores alemães. Atualmente, quais as terapias que você trabalha e as mais procuradas pelas pessoas?Apesar de ter feito várias formações terapêuticas, hoje trabalho com Constelação Familiar, Astrologia Transpessoal e Frequências de Brilho em grupo (Curso de Maná). Desenvolvi dois trabalhos que estão interligados com os outros: Astroconstelar e Trauma com Constelação. A vida foi me levando pra estes trabalhos e nós temos que ficar atentos às sinalizações do que querem de nós, porque o que querem de nós, é indiscutivelmente, nosso propósito.

Qual o diferencial do seu trabalho e o orgulho que sente dele?
O diferencial eu não sei, só sei que me aprofundo. Sou estudiosa e adoro me trabalhar. Acho que o trabalho pessoal é a chave para o mergulho interno e que faz a diferença no que oferecemos ao outro.
Não sei se podemos chamar de orgulho, porque o passado não me interessa mais, no sentido de que fiz o que devia fazer e ponto. Procuro não esperar nada em relação ao reconhecimento externo. Não crio esta expectativa. A caminhada é sempre me tornar uma pessoa melhor do que já fui.
Como você acredita que seu trabalho impacta a vida das pessoas?
Também não me importo com o que o trabalho impacta a vida das pessoas. Apenas o faço dando tudo de mim. O terapeuta não deveria se preocupar com o que o trabalho alcançou ou não, pois nisso tem muita coisa em jogo.

A terapeuta é adepta a um estilo de vida saudável e esportivo
Quais os benefícios da Constelação Familiar?
Em relação aos benefícios da Constelação, também acredito que não devemos computabilizar. A sugestão é deixar ser levado. A cada dinâmica encontrada num sistema é um sinal de alerta.
Contatos
21 999520912 WhatsApp
@constelacaofamiliar
Comentarios