top of page

Meditação Infantil

  • Foto do escritor: christiana araripe
    christiana araripe
  • 17 de set. de 2023
  • 4 min de leitura

Quando falamos sobre saúde infantil, geralmente focamos no aspecto físico. Porém, a própria Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como um “estado de completo bem-estar físico, mental e social”. Logo, tanto o aspecto cognitivo quanto o socioemocional precisam ser contemplados na educação de nossas crianças.


Vivemos em uma sociedade altamente conectada, que apresenta inúmeros estímulos e demandas a todo momento. Os pequenos não estão imunes a isso — ao contrário, é cada vez mais comum encontrarmos casos de depressão, estresse e ansiedade infantil, bem como problemas de aprendizagem cujas fontes são psicológicas.





Saúde emocional da criança


Quando falamos sobre saúde emocional, estamos nos referindo a uma situação em que há equilíbrio psicológico, ou seja, quando uma pessoa consegue estabelecer uma relação equilibrada entre o que sente, o que pensa e como age.


Estabelecer uma harmonia entre sentimento, pensamento e comportamento é algo fundamental para a qualidade de vida não só dos adultos, mas também das crianças. Com os pequenos, essa relação se mostra ainda mais importante, uma vez que é na infância que são construídas as bases definidoras de personalidade e da autoestima da pessoa.


A criança que aprende a gerir suas próprias emoções vai se tornar um adulto menos agressivo, mais tolerante, autoconfiante, capaz de admitir os próprios erros e lidar com as frustrações. Em outras palavras, a criança vai conseguir (no presente e no futuro) construir uma relação mais sadia e respeitosa consigo mesma e com todos à sua volta.


Uma atividade que tem se destacado pela efetividade de seus resultados é a meditação infantil. Essa prática milenar, surgida na Ásia, tem como principal objetivo aquietar a mente e o corpo para que o praticante consiga experimentar um contato maior consigo mesmo e alcançar estado profundo de paz interior.


Os ganhos para a criança que pratica meditação diariamente são muitos como:

- Melhora o foco e a concentração

- Estimula a ludicidade

- Promove relaxamento e tranquilidade

- Estimula o autoconhecimento e o autocontrole




Pensando nisso, a professora de inglês e reforço escolar Carolina Velardi , apaixonada em trabalhar com crianças, criou cursos e programas sobre Meditação Infantil.


Carolina é praticante de Yoga e Meditação há 20 anos e se formou como Professora de Meditação para Crianças, pelo Anchor Meditation dos Estados Unidos, e em Mindfulness para Crianças e Mindfulness Based Stress Reduction pelo Centre of Excellence da Inglaterra. “Acredito em um mundo melhor, com mais união, amor e empatia”, diz.


A professora Carolina Velardi, criadora do Programa Meditação Integral para Crianças



Quando e como surgiu o Meditação Integral?

O programa Meditação Integral para Crianças surgiu coincidentemente junto com a pandemia. Foi algo extremamente positivo para milhares de famílias que utilizaram o nosso programa em um momento tão crítico. Criei o programa por não encontrar nada que fosse lúdico e divertido para usar com as minhas filhas e com meus alunos já que, por conta do excesso de estímulos do mundo moderno, as crianças estavam muito ansiosas. E como praticante de meditação desde a adolescência, eu sabia dos incríveis benefícios da prática.


Como funciona o programa?

A base do programa são os 21 áudios de meditações guiadas, onde os 4 e-books entram como o complemento do processo. Você pode seguir a sugestão dos 21 dias seguidos do programa, mas não é obrigatório para se ter resultados.

No e-book principal existe um guia para os pais no início com essas explicações mais básicas. Essas explicações também estarão nas vídeo-aulas. Mas uma das coisas mais importantes para a meditação funcionar com os pequenos é não usar nenhuma disciplina rígida, ou pressão sobre os resultados. Quanto mais livre a criança estiver é melhor. Ela pode fazer deitada, sentada no chão, em uma cadeira etc.


Quais os benefícios que traz para as crianças?

Os nossos programas trazem incríveis benefícios para os nossos pequenos, tais como: noites de sono bem dormidas, maior foco e concentração na hora do estudo, melhora na autorregulação emocional da criança (também fazendo com que ela entenda mais sobre os seus sentimentos), e ainda aumenta a empatia e a resiliência da criança, entre tantos outros benefícios.


Qual a importância da meditação para o ser humano?

O mundo moderno está cada vez mais agitado e caótico, tantos os adultos quanto as crianças estão ficando cada vez mais ansiosos! Precisamos urgentemente nos acalmar, voltar para dentro. A meditação é um caminho incrível para nos trazer paz diante de toda a agitação do mundo, é realmente um ponto de equilíbrio extremamente necessário para o ser humano do mundo atual.

Com a prática da meditação é possível receber inúmeros benefícios que vão, desde o equilíbrio emocional, cultivo do autoconhecimento e criatividade, até a melhoria da cognição, sono e sistema imunológico. É um hábito que todos deveriam ter em todas as idades, cultivado durante toda a vida. É algo maravilhoso!


A partir de qual idade pode começar a meditar?

Recomendamos o nosso programa de meditação para crianças, a partir dos 2 anos de idade, sempre respeitando a criança, sem qualquer pressão ou expectativa de resultado. Para as crianças tem que ser algo lúdico, algo divertido.

As crianças são como esponjinhas e absorvem tudo que está ao redor delas, por isso para elas é muito mais fácil adquirir um novo hábito e aproveitar muito os benefícios.

Quanto mais cedo se iniciar, melhor é, pois o cérebro ainda tem muita neuroplasticidade, e conseguir resultados positivos é muito mais fácil.

Depois de adquirido o hábito divertido durante a infância, aí sim ela poderá optar por inserir mais seriedade e disciplina na prática durante a adolescência e vida adulta.


CONSTRUINDO VALORES. CONTRUINDO O FUTURO.



 
 
 

Comments


bottom of page