Buscar
Medicina da Consciência
- christiana araripe
- 17 de fev. de 2022
- 3 min de leitura
Você já teve a oportunidade de conhecer uma pessoa iluminada, do tipo que transmite paz e alegria por onde passa? É realmente um grande presente estar ao lado de alguém que é um verdadeiro ser de luz, que está sempre com um sorriso no rosto e compartilhando amorosidade.
Assim é Simrat (Dra. Carol Presotto) da Medicina da Consciência, que tem a meditação como principal ferramenta de cura e ensino. É médica, curadora e professora de meditação e Kundalini Yoga. Tem em sua essência o propósito de servir, dando as mãos a todos que desejam se transformar, colaborando no processo de autocura e de expansão da consciência de cada Ser.

O surgimento da Medicina da Consciência
Em 2015, sentada à beira do rio Ganges, na Índia, durante uma meditação, recebeu a mensagem: “o que você veio trazer ao mundo se chama Medicina da Consciência”. Nesse momento de conexão, Simrat afirma que o passado, presente e futuro se fundiram na expressão do seu ser em um único tempo: aqui e agora.
Simrat é estudiosa de terapias integrativas, vegana e uma viajante fascinada pela troca experiencial com pessoas, suas histórias e culturas. Pratica yoga e meditação desde os 14 anos. Busca ativamente uma vida consciente, orgânica e natural, o que a incentivou a exercer a medicina associada a estes conceitos.
Inicialmente, o projeto não tinha um endereço fixo, circulando em diversos locais e cidades. Em 2018, a Medicina da Consciência deu um importante passo na sua trajetória, abrindo as portas de um espaço no Rio de Janeiro. Com a chegada da pandemia, reconheceram que era o momento de ir além das barreiras físicas e, por isso, expandiram para o universo online.

“Reconhecemos que a saúde só existe quando há conexão entre você e as diferentes partes que compõem a unidade do seu sistema harmônico: corpo, mente e alma. Quando algum fio dessa conexão está frouxo ou até mesmo é rompido, a desarmonia aparece e você abre seu campo para que a doença se instale”, diz Simrat.
Com a proposta de integrar ciência e espiritualidade, medicina ocidental e medicina oriental, yoga e meditação, consciência e ação, o ser e o todo. Com base na visão sistêmica do ser, foram criadas experiências inovadoras de autoconhecimento e utilizadas ferramentas capazes de resgatar a potência de autocura, ampliar a percepção mental e capacidade sensitiva.
Meditação curativa sistêmica, consultas, mentoria e mobilização de energia através do kundalini yoga e de técnicas curativas são as principais ferramentas que formam parte da metodologia própria da Medicina da Consciência. “A Medicina da Consciência não lhe enxerga como um paciente, mas como um consciente. Nossa missão é ver cada vez mais seres que escolhem, conscientemente, resgatar sua capacidade interna de autocura”, revela a médica.
O objetivo é ajudar o paciente a desenvolver uma compreensão mais profunda de si mesmo em todos os níveis, o que geralmente pode levar a uma melhor autoestima e autoconsciência. Assim ele pode sistemicamente equilibrar o corpo, a mente e a si próprio, sempre em uma relação de reciprocidade com o outro e com o mundo.

Trata-se de uma nova forma de cuidar do ser humano, em sua integralidade, por meio de uma abordagem que integra diversos conhecimentos. Além de consultas e aulas de meditação e yoga, são realizados retiros para um mergulho profundo no processo de autoconhecimento, e também palestras no meio corporativo, workshops e mentorias.

Planos e projetos para 2022
Para 2022 o foco é continuar disseminando a expansão da consciência a partir das experiências de aprofundamento como os retiros, por isso tem três programados - na Páscoa em Paraty, um segundo em julho, na Chapada dos Veadeiros e outro em novembro, cujo local está sendo definido.
Para quem quer se aprofundar na ferramenta da Kundalini yoga, tem um curso de formação credenciado pelo KRI no segundo semestre.
“ Seguimos de coração aberto, acolhendo os seres individualmente em nossas consultas e mentorias”, conclui.

Kommentare