top of page

Conexão natureza

  • Foto do escritor: christiana araripe
    christiana araripe
  • 14 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

Vivemos cada vez mais longe da natureza e, muitas vezes, deixamos nossos filhos fazerem o mesmo, por medo de que algo aconteça a eles ou porque já estamos acostumados com essa realidade. Porém, o contato entre criança e natureza pode trazer diversos benefícios para o seu filho que você nem imagina.


Quando a criança interage com a natureza, o desenvolvimento dos sentidos e de habilidades é estimulado. Em contato com a natureza, as crianças têm mais espaço para se divertirem, brincarem e fazerem descobertas que só o meio ambiente pode oferecer.




Aumenta a criatividade

Em contato com a natureza, as crianças se sentem mais livres e mais à vontade para deixar a imaginação correr solta. A natureza é considerada fator favorável à imaginação infantil e potencializa a criatividade das crianças.


Incentiva uma boa alimentação

Nada incentiva mais uma boa alimentação do que deixar a criança em contato com os alimentos in natura. Pegar frutas do pé, colher verduras e legumes e descobrir como os alimentos são processados é uma ótima maneira de fazer a criança se interessar por uma alimentação mais saudável.


Auxilia no desenvolvimento do sistema imunológico

Estudos apontam que aproveitar a natureza na companhia de animais durante o primeiro ano de vida do bebê pode aumentar a diversidade de micróbios intestinais e promover melhorias na saúde imunológica.


Apura os sentidos

A natureza está cheia de sons, cores, texturas, gostos e cheiros que são novos para os pequenos, especialmente para os bebês. Isso estimula os sentidos, deixa as crianças mais interessadas e promove o desenvolvimento saudável.




Pensando em todo esse resultado positivo que o contato com a natureza proporciona na infância, surgiu a ideia do Acampamento Vagalume que tem como principal proposta a conexão e a interação das crianças com a natureza através dos 4 elementos: água, fogo, terra e ar.


“A primeira atividade que realizamos foi um acampamento em abril de 2017, no Cosme Velho. Essa ideia surgiu em 2017, junto da Adriana Salles, grande amiga e educadora. A partir dessa primeira experiência, percebemos a mágica que acontece na interação espontânea quando se tem espaço, liberdade e segurança para se descobrir. Nos sentimos motivadas a dar continuidade ao projeto, com o propósito de proporcionar experiências únicas na natureza”, diz Renata Niemeyer, co-fundadora do Acampamento Vagalume.



O Acampamento Vagalume acredita que o contato contínuo com a natureza é sem dúvida o maior benefício da colônia criando um ambiente acolhedor, onde a criança é a protagonista da experiência. As atividades envolvem trilhas, visitas aos pontos turísticos do Parque Nacional da Tijuca, oficinas manuais com materiais naturais e brincadeiras de pique.


A equipe conta com cinco educadores de diversas áreas como pedagogia, design, gestão ambiental e psicologia que hoje realizam outras experiências incluindo aniversários, noites de acampamento e encontros com famílias na floresta.



Criar a reconexão das crianças com a natureza, possibilitando a percepção da importância da terra, dos ciclos da vida, da interdependência, da cultura dos alimentos, produção de resíduos e muitos outros ensinamentos, que surgem de forma espontânea. Assim podemos multiplicar o conhecimento através da vivência prática, do lúdico e com o livre brincar integrados ao meio ambiente. ”A criança passa a perceber mais a natureza no espaço urbano, e os benefícios desse contato acabam se estendendo para além do momento proporcionado pelas atividades do acampamento”, finaliza Camila.



Contato

21 98885 9455

@acampamentovagalume



 
 
 

Comments


bottom of page