Brasil e Argentina: A mistura perfeita
- christiana araripe
- 23 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de dez. de 2022
A Argentina é um dos maiores produtores e exportadores de vinhos do mundo.
Um dos países de mais destaque no cenário da vinicultura nos tempos atuais, a Argentina estrela o quinto lugar da lista dos maiores produtores de vinhos do mundo. E não é pra menos!
O país possui mais de 200 mil hectares de vinhedos e entrega para o mundo rótulos de qualidade, muitos deles premiados, com excelente custo-benefício.
Conta a história que a influência de italianos e de espanhóis teve papel crucial no desenvolvimento e na qualidade dos vinhos argentinos ao longo dos anos.

Uvas argentinas de destaque
Os rótulos argentinos ganham seu prestígio a começar pela altitude dos vinhedos, que cria uma série de microclimas e faz com que as plantações sejam oásis verdes em meio aos desertos andinos.
Algo também a se considerar é a distância do oceano, o que faz com que os sistemas de irrigação estejam presentes na maioria das vinícolas e fazendas.
A lista das castas de uvas cultivadas no país é longa. Entre as principais, destacam-se Malbec, Bonarda, Cabernet Sauvignon, Torrontés, Syrah, Merlot, Tempranillo, Sangiovese e Pinot Noir, entre outras. Cada uma delas carrega consigo as características de cada terroir.
Entre os exemplares de vinhos argentinos preferidos do público do Novo Mundo, estão os elaborados com as uvas Malbec e Cabernet Sauvignon.
São vinhos geralmente macios, ricos em suculência e elaborados ao estilo moderno como pede o paladar dos apreciadores.
Mendoza
Responsável por cerca de 70% da produção nacional, Mendoza é considerada a capital dos vinhos argentinos. Sua localização ao pé da Cordilheira dos Andes, combinada a outras características climáticas, faz com que o terroir seja considerado perfeito para a produção de vinhos.

Experiências únicas
O prazer de mergulhar no fascinante mundo dos vinhos e vivenciar diferentes sensações e experiências únicas, que só mesmo o vinho é capaz de proporcionar.
Pensando nisso, os sócios Pablo Javier Torresi e Nestor Ahumada, profissionais do setor comercial e da indústria viticultura de Mendoza, fundaram a Wine Explorer empresa argentina voltada para a comercialização de vinhos premiados e caixas de madeira para a indústria do vinho.

Com foco em cada detalhe, a Wine Explorer se destaca pela excelência no atendimento ao cliente oferecendo produtos com a melhor qualidade pelo melhor preço. “É uma ideia inovadora no Brasil. A gente pode degustar três, quatro vinhos diferentes pelo mesmo valor de uma garrafa. Vinhos renomados do mundo inteiro”, diz Pablo.
“Nosso diferencial são nossas máquinas de vinho por taça de alta tecnologia. O benefício é que você pode manter uma garrafa de vinho por mais de vinte dias aberta sem que o vinho perca suas propriedades e se mantenha sempre na temperatura ideal”, explica Nestor.


Um paraíso chamado Búzios
Visando os principais mercados e pontos de turismo, a paradisíaca cidade de Búzios, localizada no Rio de Janeiro, foi escolhida como lugar ideal para a inauguração do seu primeiro Wine Bar.
Um dos balneários mais charmosos do mundo conquistou o povo argentino e se transformou em uma mistura perfeita entre Brasil e Argentina. “Estamos muito felizes em brindar essa experiência do vinho e da boa gastronomia aqui no Brasil. Escolhemos Búzios porque tem a mistura perfeita entre a Argentina e Brasil. Somos muito bem recebidos aqui. Essa mistura de cultura torna Búzios o lugar ideal”, conclui Pablo.

@wineexplorer
Comments