top of page

Puerto Varas: o charme dos Lagos Andinos

  • Chris Araripe
  • 20 de mar. de 2017
  • 3 min de leitura

Cercada de vulcões e lagos belíssimos, Puerto Varas é uma das cidades mais bonitas do Chile. A colonização alemã é um charme à parte que compõe o cenário perfeito junto ao lago Llanquihue (o segundo maior lago do Chile) e como pano de fundo, o imponente vulcão Osorno, cartão postal da cidade.

O que não falta é lugar para visitar e se encantar em Puerto Varas. De cada ângulo, a paisagem surpreende pela exuberante natureza.



OSORNO


São 2.690 metros de altitude do imponente e famoso vulcão Osorno.

Esse gigante é o ponto máximo da região e pode ser visto de toda a cidade, e também de cidades vizinhas, como Frutillar.

Tem cerca de 40 crateras espalhadas em sua base. Segundo dados históricos, ele entrou em erupção 11 vezes, sendo sua última em 1869. Podemos fazer um passeio até bem perto do seu cume. Um teleférico leva os visitantes até lá, num trajeto que dura cerca de 15 minutos com um visual de perder o fôlego.


OS SALTOS DE PETROHUÉ E PEULLA


As belas quedas d’água dos saltos do rio Petrohué, localizadas no interior do Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, a cerca de 70km de Puerto Varas, podem ser observadas sobre passarelas de madeira, depois de percorrer uma pequena trilha.

Os saltos são cachoeiras e corredeiras de uma tonalidade azul esmeralda impressionante. A paisagem se completa com o vulcão Osorno bem ao lado. Aliás, foram as erupções do vulcão que causaram os desvios e as barragens no rio. Com o tempo, a água encontrou seu caminho pela lava endurecida e formaram-se os saltos.

Para admirar as quedas ainda mais de perto, é possível contratar a excursão de vinte minutos em botes rápidos, que navegam ao lado delas. Amantes de rafting têm a chance de praticar esse esporte em trechos do Rio Petrohué, nos quais as águas agitadas garantem aventura em níveis 3 e 4, em viagens de meio dia ou de dia inteiro.

Rafting no rio Petrohué

Depois de cansar os olhos com tanta beleza, a dica é seguir até a margem do Lago Todos Los Santos ou Lago Esmeralda, de onde parte o catamarã que realiza a travessia dos lagos.

O barco, que navega lentamente, tem uma infra-estrutura excelente.

No caminho pelo lago, que leva o título esmeralda não por acaso, as águas cristalinas disputam a atenção com montanhas de pico nevado, cascatas e cumes de vulcões, como o Pontiagudo , o Calbulco e outros. Mas nenhum rouba a cena como o Osorno.


Lago Todos Los Santos


Após cerca de 2 horas de navegação pelo lago esmeralda, Peulla é a parada final. Este povoado de 60 habitantes, possui apenas dois grades hotéis e uma pequena vila. Mas por outro lado, é agraciada por uma incrível beleza natural trazida pelas montanhas das cordilheiras, pelo lago e pelos pastos verdes.

Embora à primeira vista a paz reine em absoluto, a pitoresca Peulla é também um destino de aventuras. Tirolesa, passeio de jetboat, passeio de 4×4 pela cordilheira, cavalgada nos Andes, etc.


Safari na fazenda em Peulla

CHILOÉ


Chiloé é uma ilha da Região dos Lagos acessível por uma travessia de ferry com duração de 30 minutos. O trajeto pode ser feita com veículo próprio e, com sorte, é possível ver até alguns leões marinhos no trajeto.

Um dos passeios mais procurados é as Pinguineras de Chiloé que estão localizadas em três ilhotas e algumas rochas, em mar aberto, na região de Puñihuil. As pinguineras são os locais onde os pinguins se reproduzem e criam seus filhotes.

Os meses de primavera e verão, entre outubro e março, são os melhores para avistar os pinguins, mas a melhor ocasião mesmo é nos primeiros dias de janeiro pois há a possibilidade de vê-los alimentando os filhotes e os ensinando a nadar, além de haver uma quantidade maior de pinguins na região.


Agradecimento especial à Casa de Turismo de Puerto Varas, Trip to Chile, Turistour e LS Travel.

bottom of page