A fascinante Santiago do Chile
- Chris Araripe
- 24 de fev. de 2017
- 4 min de leitura

Moderna e charmosa, Santiago impressiona seus visitantes antes mesmo da aeronave pousar em terra firme. Da janela do avião, o espetáculo da Cordilheira dos Andes e sua imensidão de picos desperta olhares e suspiros. Já dá para se ter uma idéia do visual que cerca a cidade, localizada em um vale.
Santiago revela-se uma das belas cidades de todo o continente com mais de 6,5 milhões de habitantes em sua região metropolitana. A capital chilena reserva espaço importante para a preservação de sua história, cultura, tradição, lazer e meio-ambiente.
Ao longo de suas ruas, avenidas, parques e praças, o visitante tem a chance de mergulhar no próprio orgulho que o povo guarda pelo seu país e pela sua história. A cidade é grande, limpa, arborizada, tem um sistema de metrô eficiente e pontos turísticos variados, que cada vez atraem mais brasileiros. Apesar de ser uma cidade de grande porte e ser cheia de movimento em algumas áreas, Santiago ainda esconde, em alguns de seus bairros, a boemia e tranquilidade de outros tempos.
Além disso, ao visitar os parques naturais, estações de ski, vinícolas e cidades litorâneas, percebe-se ainda, a importância, o cuidado e o carinho que a população local tem em relação à sua terra.
Para os brasileiros, Santiago surpreende de várias formas. “É tudo muito organizado. Os chilenos são muito simpáticos e nos recebem muito bem. Com certeza, voltarei mais vezes!”, diz o turista carioca Max Sette.
De olho no mercado turístico de brasileiros no Chile, José Letelier abriu há 5 anos sua própria agência de turismo, a “Mi Viaje por Chile”, localizada no coração de Santiago, no Centro. A empresa familiar conta com dez funcionários, sendo dois deles brasileiros. Marcos, de Sorocaba (SP) e o mineiro Guilherme, que se mudou de mala e cuia para a capital há um ano e meio, com toda a família. “Gosto muito de trabalhar com os brasileiros. 85% dos turistas que recebo são do Brasil. De maio a novembro só dá brasileiro por aqui!, diz José.
Não é a toa que a maioria do público que procura os serviços da Mi Viaje por Chile é brasileiro. Nos sentimos literalmente em casa.
Além da carismática receptividade, a agência conta com roteiros turísticos da melhor qualidade. Neve, vinho, mar, aventura, etc, tem para todos os gostos.
Não hesitei em fechar com eles os passeios que me fizeram ficar apaixonada por Santiago.
Concha Y Toro
A Concha y Toro é a vinícola mais famosa do Chile e a marca é conhecida mundialmente. O passeio até a Concha y Toro é bem tradicional e pode ser feito a partir de um bate e volta desde Santiago.
Passeio pelos jardins, parque e visita externa da casa que foi residência da família Concha y Toro. Ida ao vinhedo Pirque Viejo e jardim com variedade de uvas. Visita às adegas, incluindo a famosa adega subterrânea onde ficam armazenadas as barricas do vinho Casillero del Diablo (com direito a lenda contada através de uma projeção na parede). Para finalizar, degustação de vinho e taça de presente. Imperdível!

A famosa Concha y Toro
Emiliana Vinícola Orgânica
Visitar a Vinícola Emiliana é uma atividade perfeita para ser realizada quando estiver à caminho de Valparaíso ou Viña del Mar.
A primeira e maior produtora de vinhos orgânicos do Chile, Emiliana se destaca pela filosofia biodinâmica que vai além da certificação orgânica. O local preza pela total sustentabilidade e a biodiversidade agrícola implementada.

Emiliana: foco na sustentabilidade
O não uso de transgênicos e o não uso de fertilizantes químicos, apenas produtos de controle natural podem ser utilizados, além da qualidade social do trabalho dos funcionários, são fatores primordiais da vinícola que conta com uma horta orgânica comunitária administrada pelos funcionários, onde escolhem entre si o que plantar e o que colher.

Animais criados dentro da vinícola Emiliana
Viña del Mar e Valparaiso
Valparaíso e Viña del Mar formam a parte litorânea mais famosa do Chile. Banhadas pelo Oceano Pacífico, as duas cidades estão pertinho da capital Santiago, a cerca de 130 km.

Praia em Vinã del Mar
Valparaíso, conhecida como Valpo, surpreende pelos seus morros, arquitetura, história e gastronomia. Viña del Mar, conhecida como Ciudad Jardin, se destaca pelas praias, jardins e casas de veraneio.
Para degustar da alta gastronomia chilena, o premiado restaurante “Castillo del Mar”, em Viña serve deliciosos pratos de frutos do mar, com uma vista deslumbrante do Pacífico.
Cajón Del Maipo
Um dos destinos mais procurados pelos brasileiros, o Cajón del Maipo localiza-se na área metropolitana, a 100 km de Santiago, aos pés da Cordilheira dos Andes. A região, batizada com o mesmo nome do Rio Maipo é composta por vales, rios e montanhas.
Os principais pontos de interesse do local são as piscinas naturais de águas termais, como as Termas Valle de Colina, onde a temperatura da água pode chegar a 70 graus.

Banho nas águas vulcânicas
Mas, sem dúvida, a parte mais deslumbrante desse passeio é o Embalse El Yeso. Para chegar nesse oásis, o trajeto é assustador. A estrada estreitíssima, cheia de pedras e precipícios por todos os lados, te leva à represa de 253 milhões de metros cúbicos de água. O que mais impressiona é a cor da água. Um azul turquesa hipnotizante, que contrasta com as gigantescas montanhas (durante o inverno ficar todas brancas de neve). E para desfrutar de todo esse visual, o querido guia Guilherme preparou petiscos regados a um bom vinho tinto, para relaxarmos enquanto apreciávamos a vista. Demais!

Visual do Embalse

O guia Guilherme com turistas brasileiros no Embalse.
Minha viagem pelo Chile foi incrível! Uma experiência que ficará marcada, para sempre, na memória.
Contato: www.miviajeporchile.cl
