Búzios e seus encantos
- Chris Araripe
- 9 de ago. de 2016
- 3 min de leitura






Artista natural de Búzios, RJ, Sérgio Dido foi surfista pioneiro e desbravador das ondas da Região dos Lagos. Como artista, desenvolveu um estilo próprio utilizando materiais de barcos antigos e madeiras reutilizadas. Sua inspiração vem do mar e, em suas obras, busca mostrar um pouco da vida praiana e as belezas da região onde se orgulha de viver. Hoje, é o surfista mais antigo de Búzios e pode ser encontrado na água sempre que o mar sobe.
Descobri o Dido ao entrar na loja “Art is Surf”, na Barra da Tijuca, no Rio, e ficar encantada com a sua arte exposta por lá. Fui conhecê-lo pessoalmente em seu charmoso atelier, localizado no Porto da Barra, em Búzios. Me deparei com um ser humano extremamente simples com uma grandeza de alma, rara nos dias de hoje. Humildade e talento nato, andam juntos ali.
Em entrevista exclusiva para o site da Revista Agito Rio, Dido nos conta um pouco mais sobre sua trajetória.
Quando começou a fazer arte?
É difícil falar quando comecei. Desde novo sempre tive habilidade de criar e usar várias ferramentas diferentes. Com o passar do tempo, fui me adaptando até fazer o que faço agora. Com a prática e as idéias, hoje me considero um “artista prático” e não plástico.
De onde vem sua inspiração?
Do mar e das ondas. Da vida e das coisas simples. Da maré baixa e da alta, que traz madeiras gastas pelo tempo. Parte disso vem da minha família e dos meus amigos.
Qual o material que utiliza em suas obras?
Madeira, principalmente de barcos. Compro barcos e desmonto. Também utilizo ferro, gesso, serragem, vidro, cobre e pranchas de surf.
Qual foi a obra realizada que mais te orgulha em ter feito?
Pintei um quadro, junto com um amigo medico no Rio, em um projeto chamado “Pintando Juntos”. Várias pessoas participaram e teve um leilão no salão cristal, no Copacabana Palace. O dinheiro foi doado para instituição que trata pessoas com câncer.
Qual seu artista preferido? E o surfista?
O artista é Cândido Portinari. O surfista que mais admiro é o Ricardo Bocão. Com 60 anos, o cara dropou 12 pés no Hawaii! Foi o criador da prancha com quatro quilhas e o primeiro brasileiro a participar do campeonato de ondas, na grande em homenagem ao Eddie Aikau. Tem mais de 20 temporadas havaianas. Resumindo, o cara tem água salgada na veia.
Qual o perfil dos seu clientes?
Pessoas simples que amam o mar.
Depois de um papo super agradável, em um ambiente artístico de encher os olhos, fomos desfrutar um pouco mais do paraíso buziano.
Em perfeita sintonia com a natureza, o Porto da Barra é um espaço de compras e lazer. Com diversos restaurantes de gastronomia variada, lojas de moda, decoração, esporte e arte, ocupa uma área de 14 mil metros de muito verde, em frente ao mar de Manguinhos.
Famoso pela vista privilegiada do pôr do sol, o Bar Anexo Praia, foi o escolhido para um jantar regado a deliciosos frutos do mar. O local traduz o verdadeiro “lifestyle” de Búzios. Vale a pena conferir!
E para quem quer conforto e tranquilidade, a Pousada do Namorado é o melhor lugar. Localizada a apenas 3 quarteirões da praia de Geribá, a pousada destaca-se pela beleza, serviço de primeira e infra-estrutura que oferece. É o destino certo para quem deseja se sentir em casa, mesmo estando longe dela. É só chegar e relaxar!